Da mesma forma que o Banco do Brasil, a Caixa
Econômica Federal também estuda colocar em prática medidas para melhorar a
eficiência do banco. De acordo com o presidente da instituição, Gilberto Occhi,
estão em análise um plano de demissão ou de aposentadoria incentivada que deve
ser oferecido a 10 mil funcionários. Além disso, antes mesmo de Occhi assumir
definitivamente, o banco já monitorava o desempenho de cem agências
deficitárias.
“Se
for necessário, vamos adotar medidas como redução de jornadas, transferências
de endereços e, em último caso, fechar as portas”, afirmou Occhi, após
participar de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o
Conselhão.
Para
Occhi, o principal desafio de 2017 é melhorar a eficiência, reduzindo despesas
e aumentando a geração de receitas. No último ano, a Caixa cortou o número de
funcionários de 100,3 mil para 97 mil. No acumulado dos nove primeiros meses de
2016, o banco gastou R$ 15,6 bilhões com pessoal, ante R$ 14,3 bilhões do mesmo
período de 2015, crescimento de 9,2%. O impacto maior no gasto foi com o
aumento do salário dos funcionários, decidido em convenção coletiva.
A
Caixa foi usada nos últimos anos pelo governo do PT como locomotiva do crédito
no País, estratégia para impulsionar a atividade econômica. Dessa forma, a
instituição conseguiu aumentar sua participação no mercado, mas essa expansão
do crédito também provocou efeitos colaterais, como o aumento do nível de
calotes.
O
alto número de agências deficitárias também é consequência dessa política.
Desde 2010, a Caixa abriu 1.329 agências. A análise da direção do banco é que
não se faz mais necessária toda essa estrutura, ainda mais com a mudança dos
hábitos dos clientes, que cada vez mais optam pelos serviços pelo computador ou
pelo smartphone.
Um
empecilho para o fechamento das agências é o fato de as unidades serem usadas
para o pagamento de benefícios sociais, como o Bolsa Família, mas a avaliação é
de que esse serviço poderia ficar restrito às casas lotéricas. O banco tem
atualmente 4,2 mil agências e pontos de atendimento e 25 mil correspondentes
Caixa Aqui e Lotéricos.
Ao
contrário do BB, um dos desafios da Caixa é aumentar a quantidade de transações
online, que representam menos de um quarto do total de transações do banco. A
Caixa tem 85,9 milhões de correntistas e poupadores, mas apenas 19% usam o
internet banking, inclusive tablet, e 5% instalaram o aplicativo do banco no
smartphone. Mesmo assim, a quantidade de transações pela web aumentou 18,7% na
comparação com 2015. As transações via smartphone subiram 66,5%.
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